PortalEduc

faça seu login

Datas comemorativas

Conheça mais sobre celebrações importantes do Brasil e do mundo

Dia do Hino Nacional Brasileiro


No dia 13 de abril comemora-se o dia da criação do Hino Nacional Brasileiro. Sua música foi criada em 1822, por Francisco Manuel da Silva (1795-1865), recebendo inicialmente o nome de “Marcha Triunfa”.
Nessa época, o Brasil passava por uma crise contra o governo de Portugal, buscando sua independência diante desse país.
Dom Pedro I apresentava dúvidas em suas decisões, a fim de dar a liberdade ao Brasil, deparava-se autoritário e temeroso às pressões da corte portuguesa.
Em meio a esses problemas, as tentativas de compor uma letra para o hino não caiam bem, pois vinham cheias de insultos e ressentimentos aos portugueses ou com excessos de lisonjeios ao soberano rei de Portugal.
A escolha da data foi em razão de uma manifestação em desacato ao ex-imperador, quando o mesmo embarcava para Portugal, no dia 13 de abril de 1831.
Dentre tantas tentativas, somente em 1909 que a linda composição ganhou uma letra poética, elaborada pelo então poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada (1870-1927), sendo muito elogiada pelas referências que fazia às belezas de nosso país.
Em 1922 a oficialização do hino, por Deodoro da Fonseca, foi para a letra de Francisco Manoel da Silva. A letra atual só foi oficializada em primeiro de setembro de 1971, na presidência de Epitácio Pessoa, através da Lei 5.700, sendo publicado no Diário Oficial do dia seguinte.
O hino nacional é um instrumento de homenagem à nação, deve ser executado nas aberturas das festividades cívicas, patrióticas, escolares, esportivas internacionais, onde a população deve contemplá-lo cantando em uma só voz.

Saiba mais:

De acordo com o Capítulo V da Lei 5.700 (01/09/1971), que trata dos símbolos nacionais, durante a execução do Hino Nacional, todos devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio. Civis do sexo masculino com a cabeça descoberta e os militares em continência, segundo os regulamentos das respectivas corporações. Além disso, é vedada qualquer outra forma de saudação (gestual ou vocal como, por exemplo, aplausos, gritos de ordem ou manifestações ostensivas do gênero, sendo estas desrespeitosas ou não).
Segundo a Seção II da mesma lei, execuções simplesmente instrumentais devem ser tocadas sem repetição e execuções vocais devem sempre apresentar as duas partes do poema cantadas em uníssono. Portanto, em caso de execução instrumental prevista no cerimonial, não se deve acompanhar a execução cantando, deve-se manter, conforme descrito acima, silêncio.
Em caso de cerimônia em que se tenha que executar um hino nacional estrangeiro, este deve, por cortesia, preceder o Hino Nacional Brasileiro.

A execução do hino nacional é obrigatória em continência à bandeira, ao presidente da república, ao congresso nacional e ao supremo tribunal federal. O hino também pode ser tocado na abertura de sessões cívicas, em cerimônias religiosas de sentido patriótico, no início ou no encerramento das transmissões diárias das emissoras de rádio e televisão, assim como para expressar contentamento público em ocasiões festivas.

 

Letra do Hino Nacional Brasileiro
I
OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS
DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE,
E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS,,
BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE.
SE O PENHOR DESSA IGUALDADE
CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE,
EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE,
DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE!

Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!

BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO
DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE,
SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO,
A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE.
GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA,
ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO,
E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA.

TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU,BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!

II
DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO,
AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO,
FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA,
ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO!
DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA,
TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES;
"NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA,"
"NOSSA VIDA" NO TEU SEIO "MAIS AMORES".

Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!.

BRASIL, DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLO
O LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO,
E DIGA O VERDE-LOURO DESSA FLÂMULA
-PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO.
MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE,
VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA,
NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE.

TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU, BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!

DISCIPLINA RELACIONADA 1-
PORTUGUÊS
VOCABULÁRIO (GLOSSÁRIO)

PLÁCIDAS: calmas, tranquilas
IPIRANGA: rio onde às margens D.Pedro I proclamou a Independência Do Brasil em 7 de setembro de 1822
BRADO: grito
RETUMBANTE: som que se espalha com barulho
FÚLGIDO: que brilha, cintilante
PENHOR: garantia
IDOLATRADA: cultuada, amada
VÍVIDO: intenso
FORMOSO: lindo, belo
LÍMPIDO: puro, que não está poluído
CRUZEIRO:constelação (estrelas) do Cruzeiro Do Sul
RESPLANDECE: que brilha, iluminidada
IMPÁVIDO: corajoso
COLOSSO: grande
ESPELHA: reflete
GENTIL: generoso, acolhedor
FULGURAS: brilhas, desponta com importância
FLORÃO: flor de ouro
GARRIDA: florida, enfeitada com flores
IDOLATRADA: cultivada, amada acima de tudo
LÁBARO: bandeira
OSTENTAS: mostras com orgulho
FLÂMULA: bandeira
CLAVA: arma primitiva de guerra, tacape
CIPLINA RELACIONADA 2-
HISTÓRIA

O hino nacional brasileiro é um dos quatro símbolos oficiais da república federativa do brasil, conforme estabelece o art. 13, § 1.º, da constituição do brasil. Os outros símbolos da república são a bandeira nacional, as armas nacionais e o selo nacional. Tem letra de joaquim osório duque estrada (1870 - 1927) e música de francisco manuel da silva (1795 - 1865). Foi adquirida por 5:000$ cinco contos de réis a propriedade plena e definitiva da letra do hino pelo decreto n.º 4.559 de 21 de agosto de 1922 pelo então presidente epitácio pessoa e oficializado pela lei n.º 5.700, de 1 de setembro de 1971, publicada no diário oficial (suplemento) de 2 de setembro de 1971.

A música do hino é de Francisco Manuel da silva e foi inicialmente composta para banda. Em 1831, tornou-se popular com versos que comemoravam a abdicação de Dom Pedro I. Posteriormente, à época da coroação de Dom Pedro IiI sua letra foi trocada e a composição, devido a sua popularidade, passou a ser considerada como o hino nacional brasileiro, embora não tenha sido oficializada como tal. Após a proclamação da república os governantes abriram um concurso para a oficialização de um novo hino, ganho por Leopoldo Miguez. Entretanto, com as manifestações populares contrárias à adoção do novo hino, o presidente da república, Deodoro Da Fonseca, oficializou como hino nacional brasileiro a composição de Francisco Manuel Da Silva, estabelecendo que a composição de Leopoldo Miguez seria o hino da proclamação da república. Durante o centenário da proclamação da independência, em 1922, finalmente a letra escrita pelo poeta e jornalista Joaquim Osório duque estrada tornou-se oficial.
A orquestração do hino é de Antônio de Assis republicano e sua instrumentação para banda é do Tenente Antônio Pinto Júnior. A adaptação vocal foi feita por Alberto Nepomuceno e é proibida a execução de quaisquer outros arranjos vocais ou artístico-instrumentais do hino.

COMPOSIÇÃO
A música do hino nacional do Brasil foi composta em 1822, por Francisco Manuel Da Silva, chamada inicialmente de "marcha triunfal" para comemorar a independência do país. Essa música tornou-se bastante popular durante os anos seguintes, e recebeu duas letras. A primeira letra, produzida quando dom Pedro I abdicou do trono, foi de autoria de Ovídio Saraiva De Carvalho E Silva, sendo cantada pela primeira vez, juntamente com a execução do hino, no cais do largo do paço (ex-cais pharoux, atual praça 15 de novembro, no rio de janeiro), a 13 de abril de 1831, em desacato ao ex-imperador que embarcava para Portugal. A letra dizia o seguinte:

OS BRONZES DA TIRANIA
JÁ NO BRASIL NÃO ROUQUEJAM;
OS MONSTROS QUE O ESCRAVIZAVAM
JÁ ENTRE NÓS NÃO VICEJAM.

(ESTRIBILHO)
DA PÁTRIA O GRITO
EIS QUE SE DESATA
DESDE O AMAZONAS
ATÉ O PRATA

FERRÕES E GRILHÕES E FORCAS
D'ANTEMÃO SE PREPARAVAM;
MIL PLANOS DE PROSCRIÇÃO
AS MÃOS DOS MONSTROS GIZAVAM

O Hino Passou Assim A Se Chamar "Hino Ao 7 De Abril" Em Alusão À Abdicação De Dom Pedro I. Já A Segunda Letra, Na Época Da Coroação De Dom II, De Autoria Desconhecida, Dizia:

NEGAR DE PEDRO AS VIRTUDES
SEU TALENTO ESCURECER
É NEGAR COMO É SUBLIME
DA BELA AURORA, O ROMPER

Durante o segundo reinado, o hino nacional era executado nas solenidades oficiais em que participasse o imperador, sem qualquer canção.

Após a proclamação da república em 1889, um concurso foi realizado para escolher um novo hino nacional. A música vencedora, entretanto, foi hostilizada pelo público e pelo próprio marechal Deodoro Da Fonseca. Esta composição ("liberdade, liberdade! Abre as asas sobre nós!...") seria oficializada como hino da proclamação da república do Brasil, e a música original, de Francisco Manuel Da Silva, continuou como hino oficial. Somente em 1906 foi realizado um novo concurso para a escolha da melhor letra que se adaptasse ao hino, e o poema declarado vencedor foi o de Joaquim Osório duque estrada, em 1909, que foi oficializado por decreto do presidente Epitácio Pessoa em 1922 e permanece até hoje.

 

No dia 13 de abril comemora-se o dia da criação ...
O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 7 de abril
No dia 13 de abril comemora-se o dia da criação ...
Essa data assinala a criação do exército brasileiro, que aconteceu no dia 19 de Abril do ano de 1648.
22 de abril é marcada oficialmente como o dia em que a Coroa Portuguesa anunciou o descobrimento das terras
No dia 22 de abril é comemorado o dia da Aeronáutica
No dia 8 de abril acontece o Dia Mundial de Combate ao Câncer
No dia 8 de abril acontece o Dia Mundial de Combate ao Câncer
No dia 21 de abril comemora-se o dia de Tiradentes
Todos os anos, a 22 de Abril celebra-se o Dia Mundial da Terra.