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Datas comemorativas

Conheça mais sobre celebrações importantes do Brasil e do mundo

dia da Aeronáutica


No dia 22 de abril é comemorado o dia da Aeronáutica, também conhecida como Força Aérea Brasileira, uma das integrantes das forças armadas do nosso país.
A FAB – Força Aérea Brasileira - é a maior força aérea da América Latina, sendo responsável por defender o país através dos ares. É a mais rica em número de aviões, bem como pelo poder de fogo.
A proteção feita pela FAB é através da fiscalização das fronteiras, da observação e patrulhamento de aviões desconhecidos que adentram o espaço aéreo no Brasil, gerenciar a aviação civil, garantindo a segurança, além da fiscalização da infraestrutura dos nossos aeroportos e fiscalizar o correio aéreo nacional.
Além desses, opera também nas unidades de transporte e de carga, além de ter um programa espacial, específico.
A FAB desenvolveu um importante programa, o SIVAM, responsável pelo gerenciamento do Sistema de Vigilância da Amazônia.
Em razão da Segunda Guerra Mundial, o governo percebeu a importância em melhorar sua armada, vendo-se despreparado para as necessidades diante do conflito.
À época, as discussões levaram à união das aviações que já existiam no país, como as do exército e as da marinha. Houve ainda a decisão de se criar um ministério, exclusivamente para administrar a aviação do Brasil.
As unidades de aviação existentes na FAB são: as de instrução, as de busca e salvamento, as de asas rotativas, as de patrulhamento, de reconhecimento, de caça e a aviação de transporte.
A força aérea da aeronáutica conta com um efetivo de 73.500 homens. Seu centro de comando está localizado em Brasília, através do ministério da defesa, sendo que seu comandante supremo é o presidente da república. Essa armada possui como lema “asas que protegem o país”.
Em sua estrutura, a força aérea do Brasil tem um comando militar, o COMAER, pelo qual aparecem mais quatro comandos subordinados: o de Operações Aéreas, o de apoio, o de pessoal e o de tecnologia aeroespacial. Além desses, estão subordinados os dois departamentos (de controle do espaço aéreo e de ensino da aeronáutica) e órgãos relacionados ao funcionamento da aviação aérea do país, militar ou civil, bases aéreas e órgãos relacionados.

Saiba Mais
Fonte: CECOMSAER

EFETIVO
Para cumprir suas atribuições, previstas em Lei Complementar, como manter a soberania do espaço aéreo nacional com vistas à defesa da Pátria; prover a segurança da navegação aérea e operar o Correio Aéreo Nacional (CAN), a Força Aérea Brasileira conta com um efetivo formado por militares e civis.
São 77.454 pessoas, cujo esforço conjunto contribui para a realização de um trabalho de fundamental importância para o país.
Efetivo total 77.454
Homens: 67.527
Mulheres: 9.927

Efetivo total de militares 70.907
Oficiais: 9.279
Suboficiais e Sargentos: 24.471
Cabos, Soldados e Taifeiros: 33.661
Cadetes e Alunos: 3.496

Efetivo total de funcionários civis 6.547

Curiosidades Aeronáuticas - IX
A primeira fotografia aérea da história foi tirada pelo famoso fotógrafo francês Felix Nadar, pseudônimo de Gaspard Felix Tournachon, a bordo de um balão cativo, sobre a cidade de Petit-Bicêtre (atual Petit-Clamart, a sudoeste de Pais), em 1858.

O primeiro voo comercial entre o Rio de Janeiro e São Paulo ocorreu em 1936. Dois Junker Ju-52 da Vasp decolaram em cada sentido da viagem. Cada um levava sua lotação completa, 17 passageiros. O Junkers batizado com o nome de "Cidade de São Paulo" decolou do Aeroporto de Congonhas rumo ao Rio, e o outro avião, batizado com o nome de "Cidade do Rio de Janeiro", decolou do Aeroporto da Ponta do Calabouço (batizado dias depois pelo Presidente Getúlio Vargas com o nome de Aeroporto Santos Dumont), rumo a Congonhas. Os voos duraram duas horas cada um, mas o pouso de ambos foi desastroso: o que pousou no Rio por pouco não caiu no mar, e o que pousou em Congonhas bateu em uma carroça, que era utilizada para movimentar terra nos serviços de terraplenagem de ampliação da pista. A inauguração foi adiada e repetida no dia 30 de novembro de 1936.

O aeroporto Santos-Dumont, no Rio de Janeiro, foi construído sobre um aterro resultante do desmonte do Morro do Castelo. O morro situava-se no atual bairro do Castelo, e sua localização atrapalhava os planos de urbanização da cidade do Rio. O prefeito Carlos Sampaio ordenou sua demolição em agosto de 1920, e grande parte da terra extraída do morro foi jogada no mar, entre a Ponta do Calabouço e a Ilha de Villegaigon, onde está localizada hoje a Escola Naval. Em 1933, iniciou-se as obras do aeroporto no aterro, que foi ampliado.

A maior pista de pouso do Brasil está localizada na cidade de Gavião Peixoto, no interior do Estado de São Paulo. É uma pista privada, que não opera voos comerciais, e pertence à Embraer. Com 4.967 metros de comprimento e 95 metros de largura, a pista é a mais extensa do Hemisfério Sul, e é utilizada para testes de voo e certificação de aeronaves. É também a maior pista privada do mundo.

O mais misterioso e secreto aeródromo brasileiro é, sem dúvida, o aeroporto militar de Cachimbo, a versão brasileira da famosa "Área 51" americana. Esse aeroporto foi construído no início dos anos 50, e era um campo de apoio para os aviões da FAB que operavam em direção à Amazônia. Originalmente tinha apenas uma pista de areia branca e pedras, de 600 metros de extensão. Foi ampliado por volta de 1971, e hoje possui uma grande pista de 2.600 metros de extensão, maior do que a de muitos aeroportos internacionais brasileiros. A área é usada pela FAB para testes de armamentos, e foi construído nas proximidades um poço destinado a testar uma bomba nuclear brasileira. Tal poço, que foi lacrado pelo Presidente Fernando Collor de Mello, ainda está lá, praticamente intacto.

 

Disciplina relacionada-
História
A força aérea brasileira (fab) é o "braço-armado" da aeronáutica brasileira. É uma das três forças armadas do brasil. É a maior força aérea da américa latina em contingente, número de aviões e poder de fogo.
A criação da força aérea real (reino unido) em 1918, da força aérea italiana (regia aeronautica) e da força aérea da frança durante a década de 1920, levou a idéia de unir o poder aéreo brasileiro sob a mesma organização. Juntamente com esses eventos, os estrategistas brasileiros também foram influenciados pelas teorias de Giulio Douhet, Billy Mitchell e Hugh Montague Trenchard.
O primeiro manifesto público para criar um serviço aéreo militar integrado surgiu em 1928, quando um major do exército chamado Lysias Rodrigues escreveu um artigo chamado uma necessidade premente: o ministério do ar. Dois anos mais tarde, a missão militar francesa, trabalhando para o exército brasileiro, deu os primeiros passos para organizar um braço aéreo nacional. A ideia recebe maior apoio quando um grupo de aviadores brasileiros vieram da Itália em 1934 e explicaram as vantagens de se ter uma aviação militar unificada. Além disso, a revolução espanhola e os primeiros movimentos da segunda guerra mundial no final dos anos 1930 mostraram a importância do poder aéreo para as estratégias militares.
Um dos principais defensores do plano para criar uma força aérea independente foi o então presidente Getúlio Vargas. Ele organizou um grupo de estudos no início de 1940 e toda a estrutura do ministério da aeronáutica foi criada no final desse ano. Esta nova agência governamental era a responsável por todos os aspectos da aviação civil e militar, incluindo regulação, infra-estrutura e organização.
Formalmente, o ministério da aeronáutica foi fundado em 20 de janeiro de 1941 e o seu ramo militar foi chamado "forças aéreas nacionais", alterado para "força aérea brasileira" (FAB) em 22 maio daquele ano. Os ramos aéreos do exército ("aviação militar") e da marinha ("aviação naval") foram extintos e todo o pessoal, aeronaves, instalações e outros equipamentos relacionados foram transferidos para a FAB.

Segunda guerra mundial
A força aérea brasileira obteve seu batismo de fogo, porém de forma modesta, durante a segunda guerra mundial participando da guerra anti-submarino no atlântico sul e, na Europa, como integrante da força expedicionária brasileira que lutou ao lado dos aliados na frente italiana. Foram enviadas para a Itália duas unidades aéreas da FAB, o 1º grupo de aviação de caça, o senta a pua!, e a primeira esquadrilha de ligação e observação (1ª elo). A força aérea brasileira fez modestas contribuições ao esforço de guerra dos aliados na 2 ª guerra mundial, especialmente na frente italiana. A FAB estava principalmente equipada com aviões americanos tais como o thunderbolt p-47.
O submarino alemão u-199 foi afundado 31 de julho de 1943 no atlântico sul a leste do rio de janeiro, por bombas um avião mariner americano (vp-74) e dois aviões brasileiros (Catalina E Hudson) da força aérea brasileira. Houve 49 sobreviventes e 12 mortos.
Em 9 de novembro de 2003, foi inaugurado em Pianoro, Itália, mais precisamente no distrito de Livergnano, uma placa em homenagem ao 2º tenente-aviador John Richardson Cordeiro e silva, primeiro piloto da FAB abatido em combate, e a todos os demais integrantes da força aérea que estiveram lutando na Itália durante a segunda guerra mundial. A placa foi agregada ao monumento já existente em homenagem aos que morreram combatendo os fasci-nazistas na guerra. A localidade de livergnano foi escolhida por ter sido o local onde a aeronave de caça do ten cordeiro, um p-47 thunderbolt, foi abatida em 6 de novembro de 1944, pela temida flak, bateria antiaérea alemã, no regresso de uma missão de combate no norte da Itália.

Pós-segunda guerra e guerra fria
Após a grande guerra, a FAB começou a voar com o caça a jato britânico Gloster Meteor. Os jatos foram comprados dos britânicos por 15.000 toneladas de algodão bruto, como o Brasil não tinha reservas em moeda estrangeira de sobra. O jato foi operado pela FAB até meados dos anos 1960, quando foi substituído pelo f-80c e tf-33a, que mais tarde foram substituídos pelos jatos mb-326, Mirage IIIi e northrop f-5.
Durante a guerra fria, a república brasileira estava alinhada com os estados unidos e a OTAN. Isto significava que os f-5 podiam ser comprados mais baratos dos estados unidos, que chamavam este jato o "Freedom Fighter". Muitos outros países, como México, também se beneficiaram desta política.
A Embraer (empresa brasileira de aeronáutica, aeronáutica brasileira co.) Tem suas origens como uma empresa diretamente gerida e promovida pela FAB. Trabalhando com empresas italianas, desenvolveu o avião de ataque amx nova (conhecida localmente como a-1) que constitui a espinha dorsal da força de ataque da Fab. O bem-sucedido tucano t-27 e o avião de ataque nova luz "a-29", também são amplamente utilizados pelas aeronaves da Embraer pela fab.

O pai da aviação
O pai da aviação (por Henri Lalli) santos Dumont é, na realidade, uma figura ímpar em toda a história da humanidade. Dos grandes inventores, é o que realizou suas invenções mais jovem. Sem exageros e sem ufanismo, se nos detivermos para avaliar, veremos que não foi pouco o que esse brasileiro que fez.
Pelo mundo a fora, no entanto, Santos Dumont muitas vezes não é se quer conhecido e, quando isso acontece, não é unanimidade como autor do primeiro vôo de um avião. Os irmãos estadunidenses Wright, pelo seu suposto vôo de 1903, geralmente levam a fama - mesmo na frança em que há Ader, Pénaud e os irmãos Voisin em disputa pela autoria. Segundo muitos franceses, por exemplo, em 1908 Gabriel Voisin fez o primeiro vôo autônomo (não conseguido pelos Wright antes dele) e a primeira curva (não havida no vôo do 14 bis), portanto é ele o inventor do avião. Além desses pioneiros, Langley E Whitehead (nos estados unidos), Lilienthal e Jatho (na Alemanha), Cayley, Stringfellow E Henson (na Inglaterra), Degen (na Áustria), Mozhaiski (na Rússia) e Pearce (na Nova Zelândia), também são cogitados como "pais da aviação"; variando pela definição do conceito do que se deve considerar "avião" ou "primeiro vôo" e do nível científico e de veracidade das provas existentes. Anésia ao lado de Michael Collins, o comandante da Apolo 11 em meio a essa polêmica toda, Santos Dumont foi reconhecido pela comunidade aeronáutica quando, em 1973, seu nome foi conferido a uma cratera da lua. A solenidade da nomenclatura (foto ao lado) contou com a presença da aviadora pioneira brasileira Anésia Pinheiro e Michael Collins, comandante da Apolo 11 e diretor do museu do ar e do espaço da Smithsonian Instituition (EUA) à época, e aconteceu no dia 20 de julho, o mesmo dia em que o homem pisou pela primeira vez na lua (em 1969), e em que nasceram Santos Dumont (1873) e seu pai Henrique Dumont (1832). Vale observar que não existe cratera " irmãos Wright", nem "Voisin", "Jatho", "Pearce"...
A história do “homem voador”, até santos Dumont, passa por visionários (como o italiano Leonardo Da Vinci), inventores que puseram balões no ar (como o padre brasileiro Bartolomeu De Gusmão) e outros homens audaciosos que conseguiram planar em aeroplanos (como os irmãos americanos Wright). Dois grandes problemas continuavam insolúveis: a dirigibilidade de um balão (o chamado “mais leve que o ar”) e fazer levantar vôo um aeroplano por seus próprios meios (o “mais pesado que o ar”) - já que até então eram arremessados ao ar com a ajuda de barrancos, declives, ventos, cavalos, lanchas, catapultas etc. Dirigível santos-dumont nº 5dissera santos Dumont: “a direção dos balões e o vôo mecânico eram problemas insolúveis”, e ele mesmo, no entanto, resolveu os dois problemas, construindo, e ele próprio experimentando, o primeiro balão dirigível (o nº 5 - na foto ao lado) e, cinco anos depois, o primeiro avião (o 14 bis). Isso tudo sozinho; os irmãos Wright, por exemplo, trabalhavam em dois e conseguiram fazer levantar vôo autonomamente seu “mais pesado que o ar” somente após doze anos, contra os apenas três de santos Dumont. Santos Dumont vivia a arriscar a vida, sofreu inúmeros acidentes; numa época em que muitos outros já haviam morrido em experimentos aéreos, como o alemão Otto Lilienthal e o brasileiro augusto severo.
Alberto santos Dumont tinha avós paternos franceses, nasceu em 1873 em João Gomes, paróquia pertencente à época à cidade mineira Barbacena. Em 1889, João Gomes recebeu autonomia e passou a chamar-se Palmyra e em 1932, uma semana após a morte de santos Dumont, recebeu o nome de seu filho mais ilustre. Foto: SAC (sociedade dos amigos do culto à ciência)seu pai teve na época 60 fazendas na região de ribeirão preto (onde hoje é a cidade de Dumont), era o maior fazendeiro de café do mundo e lhe proporcionou o melhor estudo, em campinas (no culto à ciência - na rara foto acima, o aluno ao centro), e depois em São Paulo, ouro preto, rio de janeiro e paris. A fortuna do pai garantiu-lhe também conforto por toda a vida. Na frança, a princípio, dedicou-se ao automóvel - promoveu corridas e trouxe o primeiro deles para rodar em nosso chão, um Peugeot. Logo depois, empregou-se como piloto de balões e não tardou a mandar construir um para si, o “Brasil”, com um projeto que obteve a incredulidade de todos. Já aí começou sua fama, pois era o menor balão já construído. Daí em diante, projetou ou construiu ele próprio uma série de mais de vinte veículos entre balões, dirigíveis, aviões e até um helicóptero e uma lancha, os quais batizava com número. Tinha inúmeras amizades e um jeito estranho de se vestir. Foi ídolo da época, imitado e cortejado, não somente por suas conquistas, sua extrema coragem e genialidade, mas por sua simpatia e uma qualidade pouco lembrada por todos: a generosidade.
Santos Dumont vivia pelos outros, os prêmios que ganhou - que não eram poucos nem pequenos - repassou a colegas inventores, dividiu entre sua equipe ou distribuiu entre os pobres. Ajudava famílias necessitadas e, o mais impressionante, não patenteava nenhum de seus inventos. Entregava seus projetos a todos, pois acreditava que eram propriedade da humanidade. Aliás, poucos sabem também que, entre suas invenções, estão duas que estão presente entre bilhões de pessoas e lugares: a regulagem de temperatura em chuveiro e o uso de rodas em portas. Sim, é bom ressaltar: Santos Dumont inventou o dirigível, o avião, a regulagem quente-frio do chuveiro, a porta de correr e muitas outras coisas, como o hangar, o ultraleve, o simulador de vôo, o aeroporto e a palavra “airport” (em inglês!), o horizonte artificial, o uso do alumínio, da roda e do motor a explosão em aeronaves, o “cálculo de área alar” e a “relação peso x potência”, até hoje utilizados na indústria aeronáutica. Além disso, em 1904, Santos Dumont encomendou a seu amigo joalheiro Luis Cartier o primeiro relógio de pulso masculino. Até então, somente mulheres usavam relógio no pulso, uma invenção da empresa Suiça Patek Philippe, em 1868. As pulseiras eram de brilhantes e Santos Dumont foi o primeiro a utilizar o couro. Como era sempre imitado, coube a ele a popularização do uso do relógio no pulso.
Apesar de sua ascendência francesa e de ter realizado a maior parte de sua obra em paris, amava o Brasil profundamente e vivia protestando ao governo para que desse mais atenção à aviação. Aqui suicidou-se em 1932. Estava com profunda depressão originada pelo excesso de trabalho e pelas fortes tensões que sofrera em perigo nos vôos experimentais. Os problemas nervosos e psicológicos se intensificaram com o uso do avião como arma; foi tornando-se cada vez mais solitário e pesaroso. Há cerca de um ano de sua morte, alguns de seus grandes amigos morreram ao cair no mar quando o saudavam em sua chegada ao Brasil em um hidroavião Bleriót batizado com seu nome. Não mais se reestabeleceu. Ver sua invenção como arma na revolução de 32 em seu próprio país foi a “gota d’água” - suicidou-se no dia seguinte. À época que sobrevoou uma parada militar com o dirigível nº 9 (na foto ao lado), chegou a prever, com certa vaidade, as grandes vantagens bélicas que teriam as máquinas aéreas no futuro. No entanto, ao criar o avião, ao avaliar tal poderio mais concretamente e ao constatá-lo com o advento da I Guerra Mundial, insistia a todos que usassem aviões somente como defesa - patrulhamentos de fronteiras e reconhecimentos - e nunca se conformou com seu uso como arma. Em 1926, fez um apelo em carta ao embaixador do Brasil na sociedade das nações (organização precursora da ONU), clamando pela interdição das máquinas aéreas como armas de guerra. Sua doença era então agravada ao trazer para si a responsabilidade da invenção do avião, uma arma extremamente mortal.
....essa figura notável, comprometeu seus estudos, seu trabalho, sua saúde, toda a sua vida para o bem das pessoas e da humanidade. Sempre pensando nos outros, escreveu em sua obra “o que eu vi, o que nós veremos”, ao referir-se aos pioneiros da aviação: “após heróica pertinácia em estudos de laboratório, eles se arrojavam a experimentar máquinas frágeis, primitivas, perigosas. Foram centenas as vítimas que lutaram com mil dificuldades, sempre recebidos como malucos, que não conseguiram ver o triunfo dos seus sonhos, mas que colaboraram com o sacrifício de sua vida. Eu também tive a honra de trabalhar ao lado de alguns desses bravos, porém o todo poderoso não quis que o meu nome figurasse junto ao deles. Não fosse a audácia, digna de todas as nossas homenagens, dos capitães Ferber, Lilienthal, Pilcher, Barão De Bradsky, Augusto Severo, Sachet, Charles, Morin, Delagrange, Irmãos Nieuport, Chavez e tantos outros - verdadeiros mártires da ciência - e não assistiríamos a esse progresso maravilhoso da aeronáutica, conseguido à custa dessas vidas, quando ficava sempre uma lição.
Aos jovens, a maior parte dos meus leitores, suplico-lhes: não se esqueçam desses nomes!”
....em um humilde gesto de homenagem e gratidão, o grupo dezz trabalhou para que esse nome não fosse esquecido, sinônimo de bravura, genialidade e altruísmo: Santos Dumont.

No dia 22 de abril é comemorado o dia da Aeronáutica
O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 7 de abril
No dia 13 de abril comemora-se o dia da criação ...
Essa data assinala a criação do exército brasileiro, que aconteceu no dia 19 de Abril do ano de 1648.
22 de abril é marcada oficialmente como o dia em que a Coroa Portuguesa anunciou o descobrimento das terras
No dia 22 de abril é comemorado o dia da Aeronáutica
No dia 8 de abril acontece o Dia Mundial de Combate ao Câncer
No dia 8 de abril acontece o Dia Mundial de Combate ao Câncer
No dia 21 de abril comemora-se o dia de Tiradentes
Todos os anos, a 22 de Abril celebra-se o Dia Mundial da Terra.