Por que acertei mais questões este ano do que no ano anterior e a minha nota é menor? Qual é o peso de cada questão do Enem? por que quem acerta todas as questões não recebe nota 1000 ou os que erram todas não têm nota zero?

Para lhe ajudar, esta cartilha foi elaborada com objetivo de esclarecer suas dúvidas. o Enem é uma prova em que a nota não é calculada da mesma forma como estamos acostumados nas salas de aula. por isso, muitos participantes têm dificuldade para entendê-la.

Nas avaliações, normalmente, as nossas notas são calculadas de “0 a 10” ou de “0 a 100”, e a forma de calcular a nota é simples, bastando somar as questões corretas na prova. Imaginemos que um professor elabore uma prova com 10 questões, para avaliar o conhecimento dos seus alunos de Matemática, em que cada questão vale um ponto. Ao final da prova, o Aluno A e o Aluno B acertaram seis questões, porém não acertaram exatamente as mesmas questões. Será que os alunos deveriam receber a mesma nota? Será que os dois alunos possuem o mesmo conhecimento de Matemática?

Assumir que todas as questões fornecem a mesma quantidade de informação sobre o conhecimento que o participante domina não é a melhor opção metodológica. Há questões que representam melhor o que está sendo avaliado do que outras e há questões que informam mais. A teoria de resposta ao Item (trI) capta isso. neste texto, explicaremos o cálculo da nota da prova objetiva, uma vez que a nota da redação é calculada de outra forma, já explicada no Guia do Participante: A redação no Enem 2012. 1 na prova objetiva do Enem, a nota não é calculada levando-se em conta somente o número de questões corretas, mas também a coerência das respostas do participante diante do conjunto das questões que formam a prova realizada. Essa coerência será discutida mais adiante. Essa nota é atribuída em uma métrica (escala) criada especialmente para o Enem pelo Instituto nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio teixeira (Inep), com o objetivo de medir o conhecimento (proficiência) do participante em quatro áreas: Matemática e suas tecnologias; linguagens, Códigos e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; e Ciências Humanas e suas tecnologias.

Na avaliação do conhecimento, a unidade de medida se expressa por meio do conjunto de itens pertencentes a uma escala de proficiência; assim, os parâmetros dos itens são estabelecidos previamente. A proficiência é verificada a partir da análise do perfil das respostas do participante a esse conjunto de itens. no Enem, para medir o conhecimento do participante, a prova é elaborada com 45 questões em cada área do conhecimento, segundo a matriz de referência do Exame, que toma como base os documentos oficiais que subsidiam o ensino médio.

O Inep criou uma escala para cada área do conhecimento. Isso quer dizer que quatro notas são calculadas, sendo que cada escala depende de dois valores:

valor de posição ou de referência, para o qual foi atribuído o valor 500, que representa o desempenho médio dos concluintes do ensino médio da rede pública de 2009 que realizaram o exame naquele ano;

valor de dispersão, para o qual foi atribuído o valor 100, que representa uma medida de variabilidade média das notas desses concluintes em relação ao desempenho médio 500. Esse valor é conhecido como desvio padrão.

A partir desses dois valores, podemos dizer que um participante com nota 600 apresenta proficiência com uma unidade de desvio padrão acima da proficiência média dos concluintes de 2009. Essa escala poderia ser representada graficamente por uma régua, como a apresentada a seguir, na qual as proficiências e os itens podem ser todos posicionados e seus pontos interpretados pedagogicamente, como veremos mais à frente. Baixe a cartilha completa e veja como calcular sua nota.