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A origem do teatro refere-se às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas danças imitativas como favoráveis aos poderes sobrenaturais para o controle dos fatos indispensáveis para a sobrevivência.
Em seu desenvolvimento, o teatro passa a representar lendas referentes aos deuses e heróis.
O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria.
A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o local físico em que tal arte se apresenta.
A implantação do teatro no Brasil ocorreu em razão do empenho dos jesuítas em catequizar os índios.
Saiba mais 1 :
Origens da arte teatral
Existem várias teorias sobre a origem do teatro. Segundo Oscar G. Brockett, nenhuma delas pode ser comprovada, pois existem poucas evidencias e mais especulações. Antropólogos ao final do século XIX e no início do XX, elaboraram a hipótese de que este teria surgido a partir dos rituais primitivos (History of Theatre. Allyn e Bacon 1995 pg. 1). Outra hipótese seria o surgimento a partir da contação de histórias, ou se desenvolvido a partir de danças, jogos, imitações. Os rituais na história da humanidade começam por volta de 80.000 anos AC.
O primeiro evento com diálogos registrado foi uma apresentação anual de peças sagradas no Antigo Egito do mito deOsíris e Ísis, por volta de 2500 AC (Staton e Banham 1996 pg. 241), que conta a história da morte e ressurreição de Osíris e a coroação de Horus ( Brockett, pg. 9). A palavra 'teatro' e o conceito de teatro, como algo independente da religião, só surgiram na Grécia de Pisístrato (560-510a.C.), tirano ateniense que estabeleceu uma dinâmica de produção para a tragédia e que possibilitou o desenvolvimento das especificidades dessa modalidade. As representações mais conhecidas e a primeira teorização sobre teatro vieram dos antigos gregos, sendo a primeira obra escrita de que se tem notícia, aPoética de Aristóteles.
Aristóteles afirma que a tragédia surgiu de improvisações feitas pelos chefes dos ditirambos, um hino cantado e dançado em honra a Dioniso, o deus grego da fertilidade e do vinho. O ditirambo, como descreve Brockett, provavelmente consistia de uma história improvisada cantada pelo líder do coro e um refrão tradicional, cantado pelo coro. Este foi transformado em uma "composição literária" por Arion (625-585AC), o primeiro a registrar por escrito ditirambos e dar a eles títulos.
As formas teatrais orientais foram registradas por volta do ano 1000 AC, com o drama sânscrito do antigo teatro Indu. O que poderíamos considerar como 'teatro chinês' também data da mesma época, enquanto as formas teatrais japonesas Kabuki, Nô e Kyogen têm registros apenas no século XVII DC.
Saiba mais 2:
Teatro, do grego θέατρον (théatron), é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar. Com o auxílio dedramaturgos ou de situações improvisadas, de diretores e técnicos, o espetáculo tem como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público. Também denomina-se teatro o local apropriado para esta forma de arte.
Curiosidades sobre a Broadway
• É considerado um espetáculo Broadway aquele que se apresenta em um teatro com mais de 499 lugares, entre as ruas 41 e 54 e as avenidas 6 e 8 em Manhattan. Há exceções quanto à localização (o Lincoln Center, por exemplo), mas não quanto ao tamanho do teatro.
• Abaixo de 499 lugares, o teatro é considerado off-Broadway. Muitos musicais e peças começam off-Broadway e são promovidos à Broadway. O oposto também tem ocorrido. Avenue Q estreou na Broadway e agora está sendo montado off. E Rent começou off, passou para a Broadway e depois de três anos sem ser encenado o musical está em circuito off-Broadway.
• No ano passado, a Broadway bateu seu recorde de venda de ingressos: 12 milhões.
• Por temporada, a Broadway exibe cerca de 40 espetáculos.
• Antes da estreia oficial, é comum haver previews, uma série de pré-estreias, que podem durar até um mês. São apresentações para afinar luz, figurino, marcações, ver a reação da plateia… Vendem-se ingressos para essas previews, mas depois da estreia a versão oficial pode estar um pouco diferente.
• Antigamente os domingos eram os dark days dos musicais e peças de teatro. Ou seja, quando não há espetáculo. Hoje, os espetáculos variam mais. O mesmo está ocorrendo com as matinês. Já há shows com matinês de quarta ou quinta-feira a domingo. Os dias tradicionais de matinê, no entanto, continuam sendo quartas, sábados e domingos. Os espetáculos começam às 20h normalmente, 19h aos domingos, e 14h ou 15h nas matinês. A duração varia de duas a três horas, com intervalo.
• A maioria dos teatros dispõe de aparelhos de tradução simultânea, cujo aluguel custa cerca de US$ 10. Português, alemão, espanhol, japonês e francês são as línguas mais comuns.
• Zarkana é a primeira produção do Cirque du Soleil fixa na cidade. Mas somente no verão, de junho a setembro, no Radio City Music Hall, que tem 5,5 mil lugares. Este será seu segundo ano.
• Chicago, The Lion King, Mamma Mia e Phantom of the Opera são os espetáculos mais consumidos pelo público internacional.
• Em todas as apresentações, o programa do musical ou peça é distribuído gratuitamente aos espectadores, que conferem a ficha técnica, matérias sobre a Broadway e lista de restaurantes e atrações.
• Há espetáculos que ficam apenas um dia ou uma semana em cartaz. O fracasso é cruel e veloz na Broadway.
• Os atores costumam parar na saída dos teatros para dar autógrafos e tirar fotos com os fãs. Já é praxe e todos o fazem. No caso de Ricky Martin, que faz Evita, foi montado um grande esquema de segurança, com grades, mas ele fica alguns minutos atendendo aos fãs.
• Americanos comem antes dos espetáculos. Ou seja, jantam às 18h. Brasileiros costumam jantar depois, mas é bom se certificar que o restaurante estará aberto e com a cozinha funcionando.
Disciplina relacionada- História
História do teatro no Brasil
O teatro no Brasil surgiu no século XVI, tendo como motivo a propagação da fé religiosa. Dentre uns poucos autores, destacou-se o padre José de Anchieta, que escreveu alguns autos (antiga composição teatral) que visavam a catequização dos indígenas, bem como a integração entre portugueses, índios e espanhóis. Exemplo disso é o Auto de São Lourenço, escrito em tupi-guarani, português e espanhol.
Um hiato de dois séculos separa a atividade teatral jesuítica da continuidade e desenvolvimento do teatro no Brasil. Isso porque, durante os séculos XVII e XVIII, o país esteve envolvido com seu processo de colonização (enquanto colónia dePortugal) e em batalhas de defesa do território colonial. Foi a transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, em1808, que trouxe inegável progresso para o teatro, consolidado pela Independência, em 1822.
O ator João Caetano estimulou a formação dos atores brasileiros e valorizou o seu trabalho3 e formou, em 1833, uma companhia brasileira. Seu nome está vinculado a dois acontecimentos fundamentais da história da dramaturgia nacional: a estreia, em 13 de março de 1838, da peça Antônio José ou O Poeta e a Inquisição, de autoria de Gonçalves de Magalhães, a primeira tragédia escrita por um brasileiro e a única de assunto nacional; e, em 4 de outubro de 1838, a estreia da peça O Juiz de Paz na Roça, de autoria de Martins Pena, chamado na época de o "Molière brasileiro", que abriu o filão da comédia de costumes, o gênero mais característico da tradição cênica brasileira.
Gonçalves de Magalhães, ao voltar da Europa em 1867, introduziu no Brasil a influência romântica, que iria nortear escritores, poetas e dramaturgos. Gonçalves Dias (poeta romântico) é um dos mais representativos autores dessa época, e sua peça Leonor de Mendonça teve altos méritos, sendo até hoje representada. Alguns romancistas, como Machado de Assis, Joaquim Manuel de Macedo, José de Alencar, e poetas como Álvares de Azevedo e Castro Alves, também escreveram peças teatrais no século XIX.
O século XX despontou com um sólido teatro de variedades, mescla do varieté francês e das revistas portuguesas. As companhias estrangeiras continuavam a vir ao Brasil, com suas encenações trágicas e suas óperas bem ao gosto refinado da burguesia. O teatro ainda não recebera as influências dos movimentos modernos que pululavam na Europa desde fins do século anterior.
Os ecos da modernidade chegaram ao teatro brasileiro na obra de Oswald de Andrade, produzida toda na década de 1930, com destaque para O Rei da Vela, só encenada na década de 1960 por José Celso Martinez Corrêa. É a partir da encenação de Vestido de Noiva, de Nélson Rodrigues, que nasce o moderno teatro brasileiro, não somente do ponto-de-vista da dramaturgia, mas também da encenação, e em pleno Estado Novo.
Surgiram grupos e companhias estáveis de repertório. Os mais significativos, a partir da década de 1940, foram: Os Comediantes, o TBC, o Teatro Oficina, o Teatro de Arena, o Teatro dos Sete, a Companhia Celi-Autran-Carrero, entre outros.
Quando tudo parecia ir bem com o teatro brasileiro, a ditadura militar veio impor a censura prévia a autores e encenadores, levando o teatro a um retrocesso produtivo, mas não criativo. Prova disso é que nunca houve tantos dramaturgos atuando simultaneamente.
Com o fim do regime militar, no início da década de 1980, o teatro tentou recobrar seus rumos e estabelecer novas diretrizes. Surgiram grupos e movimentos de estímulo a uma nova dramaturgia.