Conheça mais sobre celebrações importantes do Brasil e do mundo
DISCIPLINA RELACIONADA:
RELIGIÃO-
NO CENSO DE 2000 ESTÁ LÁ: A MAIORIA DOS BRASILEIROS (73,8%) É CATÓLICA, PORÉM, EXISTE UMA PARCELA DE 26,2% QUE NÃO PODE SER ESQUECIDA. SÃO EVANGÉLICOS (PROTESTANTES OU PENTECOSTAIS), ESPÍRITAS, UMBANDISTAS, CANDOMBLESCISTAS, JUDEUS E ADEPTOS DE TANTAS OUTRAS CRENÇAS. DIANTE DE TODAS ESSAS DIFERENÇAS E ÀS VÉSPERAS DA DATA CONSIDERADA A MAIS IMPORTANTE DO CRISTIANISMO – A PÁSCOA –, FICA A PERGUNTA: COMO ESSA OCASIÃO É CELEBRADA PELAS RELIGIÕES.
CATÓLICOS – PARA O PADRE SENO WICKERT, ESSA É A FESTA MAIS IMPORTANTE DOS CRISTÃOS. “REPRESENTA A VITÓRIA SOBRE A MORTE”, FRISOU. ELE ACRESCENTA AINDA QUE SE TRATA DE UM MORRER COM CRISTO E, POSTERIORMENTE, UMA AVALIAÇÃO PESSOAL SE PODEMOS RESSUSCITAR COM ELE. WICKERT LEMBROU TAMBÉM A CAMPANHA DA FRATERNIDADE, QUE É LANÇADA SEMPRE NO INÍCIO DA QUARESMA E ESTE ANO TEM COMO TEMA A AMAZÔNIA. “NÃO FOI À TOA QUE A IGREJA O ESCOLHEU. A NATUREZA, COMO UM TODO, ESTÁ PRECISANDO RESSUSCITAR. CABE A NÓS ESSE PAPEL”, RESSALTA O PADRE. OS CATÓLICOS ADOTAM COMO SÍMBOLOS, ALÉM DO COELHO, QUE REPRESENTA A FERTILIDADE E ESPERANÇA DE UMA NOVA VIDA, O CÍRIO PASCAL (FOGO NOVO) E A ÁGUA, QUE É ABENÇOADA. “SÃO SÍMBOLOS LITÚRGICOS”, LEMBRA O PADRE.
EVANGÉLICOS (IGREJA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA NO BRASIL) – DE ACORDO COM O PASTOR CESAR ANTÔNIO DE NEIVERTH, A COMEMORAÇÃO DA PÁSCOA PARA OS EVANGÉLICOS LUTERANOS NÃO DIFERE MUITO DOS CATÓLICOS. “NÓS CREMOS NA RESSURREIÇÃO DO CORPO E DA ALMA”, DISSE NEIVERTH. A SIMBOLOGIA PASCAL DA IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA TAMBÉM SE UTILIZA DO COELHO. “VEMOS NELE A FERTILIDADE, A VIDA, MAS COM O PORÉM DE QUE A PÁSCOA NÃO É SOMENTE UMA FESTA COMERCIAL”, JUSTIFICOU.
EVANGÉLICOS (IGREJA BATISTA NACIONAL) – OS EVANGÉLICOS PENTECOSTAIS DA IGREJA BATISTA NACIONAL ACREDITAM QUE ESTE SEJA UM PERÍODO DE MUITA INTROVERSÃO. ELES, IGUALMENTE, CRÊEM NO FATO QUE CRISTO TENHA RESSUSCITADO. “NO CONTEXTO BÍBLICO JUDAICO, QUE É O QUE SEGUIMOS, ESSE É UM PERÍODO QUE MARCA A SAÍDA DO POVO EGÍPCIO DO CATIVEIRO E A ENTRADA DELE NA TERRA PROMETIDA. É, PORTANTO, UMA SITUAÇÃO NOVA, DE LIBERTAÇÃO”, ESCLARECE O PASTOR ALESSANDRO MARQUES. O SÍMBOLO DESTA RELIGIÃO É O CORDEIRO, CUJO REPRESENTA O CORPO DE JESUS.
UMBANDISTAS – OS UMBANDISTAS, SEGUNDO A PRATICANTE IDÊ CECÍLIA BARTZ, NÃO COMEMORAM A PÁSCOA. “INÚMERAS OUTRAS DATAS DO CALENDÁRIO CATÓLICO, NÓS TAMBÉM FESTEJAMOS, MAS ESSA NÃO”. ENTRETANTO, ELA ADVERTE QUE, EMBORA NÃO FAÇA PARTE DESTA CRENÇA ACEITAR A RESSURREIÇÃO, RESPEITA-SE ÀQUELES QUE A TEM COMO UMA VERDADE.
ESPÍRITAS – OS ESPÍRITAS, APESAR DE NÃO COMEMORAREM DATAS CONSAGRADAS POR OUTRAS RELIGIÕES, DOGMAS, RESPEITAM AS MANIFESTAÇÕES DE RELIGIOSIDADE DE TODAS AS IGREJAS CRISTÃS. DE ACORDO COM O PALESTRANTE ESPÍRITA BRAULO JOB, A PÁSCOA OU PASSAGEM DENOTA A LIBERTAÇÃO DOS HEBREUS, ESCRAVIZADOS NO EGITO DURANTE SÉCULOS. “PARA NÓS, AINDA QUE SEJAMOS UMA DOUTRINA CRISTÃ, JESUS APARECEU A MARIA DE MAGDDALA E AOS DISCÍPULOS COM O CORPO ESPIRITUAL (PERISPÍRITO) SEM DERROGAR AS LEIS NATURAIS”, DISSE.
DESIGUAIS OU PARECIDAS?
SEGUNDO O PROFESSOR DO CURSO DE FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL (UNISC) E DOUTOR EM ESTUDOS CLÁSSICOS, EDGAR AFFONSO HOFFMANN, A CELEBRAÇÃO RELIGIOSA DA PÁSCOA ABARCA UMA ESPÉCIE DE VISÃO MUITO ETNOCÊNTRICA. “FACILMENTE OLHAMOS E INTERPRETAMOS O MUNDO A PARTIR DE NOSSA POSIÇÃO E CULTURA OCIDENTAL. POR ISSO, A PÁSCOA É FESTA RELIGIOSA PROFANA NOS PAÍSES ONDE PREDOMINAM A CULTURA E A RELIGIÃO CRISTÃ E JUDAICA”, ACENTUOU. PARA HOFFMANN, APESAR DA ORIGEM E INSPIRAÇÃO RELIGIOSA, A PÁSCOA ASSUMIU FEIÇÕES FOLCLÓRICAS E CONSUMISTAS. “É MOTIVO DE GASTOS COM PRESENTES ESPECIALMENTE DE GULOSEIMAS. COELHOS E OVOS DE CHOCOLATE FORAM INTRODUZIDOS AO LONGO DA HISTÓRIA POR POVOS DE DIFERENTES ORIGENS E ISSO, A RIGOR, NÃO TEM NADA A VER COM ORIGEM DA FESTA”, FINALIZOU.
Vídeo do youtube:
Técnica para produção de artesanato da páscoa – canção nova
http://youtu.be/b_7s12kj7GU